domingo, 30 de agosto de 2015

Biografia de Malala Yousafzai

Malala Yousafzai

Malala Yousafzai (1997) é uma jovem paquistanesa, militante dos direitos das meninas de ir à escola. Aos 17 anos, é a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz.
Malala Yousafzai nasceu no Vale do Swat, no norte do Paquistão, no dia 12 de julho de 1997. Filha de Ziauddin Yousafzai, professor e dono de escola incentivou o estudo da filha. Em 2008, o Talibã destruir 150 escolas para meninas no Paquistão. Malala ia para o colégio com o uniforme escondido dentro da mochila, para não ser atacada.
Malala começou a escrever um blog, em que contava os obstáculos para estudar e seguir seu sonho de ser médica. Em outubro de 2012, quando já dava entrevistas e aparecia na televisão defendendo o direito das meninas à educação, recebeu três tiros contra sua cabeça, no momento em que estava dentro do ônibus que a levaria para a escola.

Malala Yousafzai que estava com quinze anos, foi levada para a Inglaterra, onde se submeteu a tratamento. A jovem sobreviveu ao atentado e, aos 16 anos tornou-se porta voz de uma causa - o direito à educação. Vive exilada em Birmingham, junto com sua família.
No dia 12 de julho de 2013, quando comemorou 16 anos, discursou para uma plateia de representantes de mais de 100 países na Assembleia da ONU, em Nova Iorque. Em outubro, recebeu o Prêmio Sakharov, dado pelo Parlamento Europeu. No dia 10 de outubro de 2014, com 17 anos, Malala recebeu o Prêmio Nobel da Paz, tornando-se a mais jovem ganhadora da premiação.



A história de vida de Malala Yousafzai, a jovem paquistanesa que escapou de um ataque de talibãs, será publicado em setembro deste ano, em um acordo que valeu 2 milhões de libras (R$ 6 milhões), segundo o jornal britânico "The Guardian".
"Eu sou Malala" contará a história da adolescente paquistanesa que foi baleada na cabeça durante um ataque contra o ônibus escolar no qual ia para o colégio, em 9 de outubro de 2012, no Vale do Swat (noroeste do Paquistão). Os talibãs queriam puni-la por seu engajamento em favor do direito das jovens de frequentar a escola.
Atualmente, ela frequenta uma escola em Birmingham, no centro da Inglaterra, um mês e meio depois de ter sido submetida a uma cirurgia na cabeça.
"Espero que este livro atinja as pessoas em todo o mundo, de modo que elas percebam o quanto é difícil para algumas crianças ter acesso à educação", afirmou Yousafzai, em um comunicado.
"Quero que ele seja parte de uma campanha para dar a cada menino e menina o direito de ir à escola. Esse é um direito básico", acrescentou.
Em 2009, Yousafzai começou a escrever um blog, sob um pseudônimo, para a BBC urdu sobre o cotidiano no Vale do Swat – "Diário de uma estudante paquistanesa".
Sua identidade real tornou-se conhecida com um documentário produzido pelo "The New York Times" no mesmo ano. Malala ganhou prêmios e conseguiu das autoridades melhorias para as escolas da região. Em dezembro de 2011, recebeu do primeiro-ministro Yousaf Paza Gilano o Prêmio Nacional da Paz --rebatizado com seu nome--, assim como o colégio onde estuda. Na cerimônia, revelou o desejo de formar um partido político para defender a educação.
Em outubro do ano passado, homens armados entraram no ônibus escolar onde ela estava perguntando por Malala. Quando ela foi identificada, um homem armado atirou em sua cabeça e a bala atravessou seu pescoço, instalando-se em seu ombro.
Yousafzai foi levada para a Inglaterra, onde foi tratada no Queen Elizabeth Hospital, em Brimingham. No mês passado, ela fez uma operação para reconstruir o crânio e restaurar a audição.
Desde o atentado, Malala foi homenageada com prêmios e é a pessoa mais jovem a ser indicada para o Prêmio Nobel da Paz. Ban Ki-Moon, o secretário-geral da ONU, anunciou que irá celebrar o Dia de Malala em 10 de novembro.

Resultado de imagem para malala biografia

                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário