domingo, 29 de novembro de 2015

A ESPOSA DO CONDOR

             Em uma casa pequena vivia uma pastorinha e sua mãe.A pastorinha era encantadora com olhos negros e cabelos também.
            Um condor que vivia em montanhas se apaixonou pela jovem pastorinha e para aproximar-se dela se disfarçou de homem.No primeiro dia que a viu lhe disse:
             _Pastorinha venha morar comigo?
Ela então o respondeu:
             _Não posso tenho que cuidar das minha ovelhas.
             No dia seguinte o condor não desistiu e lhe fez a mesma pergunta,mas a jovem pastorinha continuou firme a sua resposta,então ele disse a ela:
             _Minhas costas estão coçando,poderia coça-la para mim?
A pastorinha coçou as costas do condor,ele nada satisfeito voltou para sua casa.No dia seguinte o condor voltou confiante e lhe fez a mesma pergunta dos dias passados mas as costa que tanto coçavam do condor hoje estara mais forte então quando a pastorinha coçava-lhe as cotas ele abriu suas assa e voou para as montanhas onde vivia com sua amada pastorinha e la ela foi recebida pelos outros condores com muito carinho mas ela não poderia sobreviver apenas com o amor de seu querido condor então chamou-lhe e disse:
             _Meu amado não posso sobreviver apenas de seu amor,preciso de alimento para sobreviver preciso das batatas, da terra, da água cristalina.Seu amado levantou voou a busca de comida para sua amada então arrancou da terra batatas e de uma cachoeira água,ao chegar a ela o fedor das batatas estavam enorme mas ela estava com tanta fome que não pode escolher outra coisa,então devorou rapidamente as batatas e a água.

             Enquanto isso a mãe da pastorinha estava bastante preocupada com o sumiço de sua filha,um papagaio que via todo aquele sofrimento foi falar com a mãe da pastorinha:
            _Eu sei onde está sua filha e posso traze-la de volta para você mas em troca terá que me dar suas macieiras e seus milhos.A mãe desesperada não pensou duas vezes e logo aceitou a proposta do papagaio.
           Para pegar a menina novamente ele aproveitou que os condores estavam destraídos e a levou para a casa de sua mãe, Mas o condor não ia deixar barato e os dois tiveram uma briga e quando o condor pensou que o papagaio estava morto o papagaio atacou mas nenhum dos dois ganharam e então o condor voltou para casa e o papagaio para suas árvores.

A ORIGEM DO UNIVERSO

               A Terra era o único planeta sozinho no espaço. Até que um dia o deus poderoso Teotl esfregou gravetos de urucum e com as mãos lançou mil faíscas e criou um céu estrelado. Também criou uma bola de fogo denominada Sol. Isso despertou o deus Teopantli que de emoção deixou uma lagrima cair dando origem a Lua. E tudo ficou completo.
                

A HORTA DO MACACO TOMAS

O macaco Tomás tinha uma linda horta em seu pomar mas alguém todas as noites roubava uma parte das hortaliças. Começou a questionar os animais. Primeiro foi o bode José que negou que estivesse roubando as hortaliças. Depois o coelho Miguel que negou e deu a idéia do macaco ficar vigiando até descobrir o espertinho. Foi quando viu a tartaruga Rumualda roubando seus vegetais. A tartaruga negou que estivesse roubando e falou que somente queria assustar o macaco. O macaco não acreditou e falou que iria jogar a tartaruga em uma fogueira. A tartaruga disse que não adiantaria atirá-la no fogo pois seu casco é muito duro. Pediu ao macaco que não a jogasse na água se não afogava. Foi o que o macaco decidiu fazer. Jogou a tartaruga na água. Muito esperta a tartaruga subiu de volta debochando do macaco!


domingo, 15 de novembro de 2015

#ascartaschegaram

O Projeto das "cartas" foi para mim um dos que mais gostei no ano, pois, tenho certeza que se a Lourdinha não tivesse tido esta iniciativa ficariamos conversando somente pelas redes sociais. Recebi cartas de colegas de Teresópolis e Belém do Pará. São eles:
Belém: Thamyris Monteiro Rebelo, Davi Almeida de Abreu, Antônio Arthur Cruz
Teresópolis: Mariana Martins Oliveira, Daniel Infante Mattos, Maria Thereza A. Secchin.
Amei saber as notícias e como é a escola e a vida dos colegas de outros estados. Já até respondi duas cartas. Acho que sera muito legal manter a amizade através das cartas e quem sabe um dia apareço por lá ou eles vêm aqui.
Obrigada Lourdinha pela oportunidade!!!! 


               Giovanna Rott





sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Cartas a caminho!!!!!

Estou muito feliz que o projeto "Tem carta pra mim??"esteja dando certo,estou ansiosa para minhas cartas chegarem e eu ser respondida! Parabens pelo projeto Lourdinha, estou adorando!!!!

domingo, 13 de setembro de 2015

Prazer em conhece-lo Lino de Albergaria!!!!

Lino, fiquei muito feliz quando soube que iria te conhecer pessoalmente pois adorei o livro "Miguel e o sexto ano'' e como voce contou a historia porque e isso que estamos vivendo. Se prepare para varias perguntas!!!!
    Giovanna Maria Moreira Rott






 

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

História dos selos

O Primeiro selo do Brasil foi o 'Olho de Boi'. Lançado pelo Império no dia 1º de agosto de 1843, nos valores de 30, 60 e 90 réis, tornaram-se os selos mais famosos do país.
A ideia para a estampa do primeiro selo brasileiro, em primeiro momento, era reproduzir a imagem do imperador Dom Pedro II. Após muitas discussões, as autoridades concluíram que os carimbos dos selos acabariam afrontando a imagem da majestade.
O Brasil foi o primeiro país do continente americano e o segundo do mundo a emitir selos postais, com o objetivo de facilitar a correspondência entre diferentes partes do mundo.
A série 'Olho de Boi' circulou durante o período de um ano. Sua primeira impressão deveria ser de 6.000.000 unidades de 30 réis, porém sua tiragem ficou em 1.148.994. O de 60 réis teve como tiragem final 1.502.142 selos e o de 90 réis, 349.182.
O valor de cada selo correspondia à distância que a carta deveria percorrer. Os de 30 réis eram para distâncias curtas, de 60 para distâncias intermediárias e os selos com a impressão de 90 réis serviam apenas para correspondências internacionais.
Por ser um país que contribuiu com a história dos selos, o Brasil ganha destaque entre as comunidades filatélicas do mundo inteiro.
Curiosidades
>Filatelia: estudo dos selos postais, metodicamente colecionados. Paixão, mania, hábito, gosto de colecionar selos.
>No dia 03 de dezembro de 1839, uma lei inglesa estabeleceu a chamada 'reforma postal' e, em 06 de maio de 1840, a Inglaterra emitiu o primeiro selo postal do mundo.
>O primeiro selo emitido na Inglaterra reproduzia a figura da rainha Vitória, que na época regia o país. O selo ficou conhecido como 'Penny Black', ou 'Um Centavo Preto'.
>No Brasil, o Dia do Selo é comemorado em 1º de agosto, data da primeira emissão nacional.
>Depois do 'Olho de Boi', os selos mais conhecidos são 'Inclinados', de 1844; 'Olhos de Cabra', de 1850; e 'Olhos de Gato', de 1854.
>O Brasil começou a emitir selos comemorativos em 1900.
>Cada país tem sua própria data comemorativa, em celebração à data de lançamento.
                         Resultado de imagem para selos atuais

Historia da carta no Brasil

Quando queremos solicitar algo para alguém ou responder uma solicitação, fazer uma declaração de amor, despedirmo-nos, argumentar algo que foi dito, escrever diretamente a um leitor de revista ou jornal, contar novidades para o amigo que mora distante, fazer uma comunicação de um fato...
Essa forma de produção textual existe desde que o homem necessita de comunicação à distância ou, mais precisamente, desde as inscrições rupestres, as quais eram cartas em forma de símbolos.
Aqui no Brasil, temos a carta-registro de Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal Dom Manuel I, relatando o descobrimento das novas terras.
As cartas ditas “sociais” eram mais comuns antes do advento da tecnologia. No entanto, com a evolução da informática, hoje temos o e-mail, veículo de informação que transporta vários tipos de cartas a todo o momento.
Atualmente, é muito difícil encontrar pessoas que troquem correspondências escritas à mão. Ao contrário, elas se falam por meio do correio eletrônico, que não precisa nem mesmo de selo, ou seja, de ser pago.
                                               Resultado de imagem para cartas

Homenagem de 30 anos de carreira - Lino de Albergaria

Trinta anos de literatura levam a pensar como um leitor se tornou autor e também como os dois (o que lê e o que escreve) continuam existindo. Nessas três décadas, Lino de Albergaria publicou mais de 80 livros, uns poucos para o público adulto, a maioria para o público juvenil. 

Para que Lino de Albergaria publicasse suas primeiras histórias, aos 35 anos, houve uma longa preparação. Antes foi ouvinte de narrativas intrigantes lidas pela professora no final da aula ou dos discos de contos antigos comprados pelo pai, logo se deixando fascinar pelo oriente e a caverna de tesouros de Ali Babá, acessível pela senha mágica das palavras certas. 

Desde que começou a ler, pegou a mania de levar para a cama as páginas de papel que se prendem pela beirada numa espécie de caixa, fácil de ser aberta e pronta a revelar surpresas em série até que os olhos se fechem e o sono venha. 

O conteúdo dos livros foi também motivo de vários anos de estudo na área de Letras, da graduação ao doutorado. A concepção e a fabricação dos livros, o objeto que deve chegar ao leitor, foi razão de outros estudos e uma aventura na França, seguidos de mais alguns anos de prática profissional como editor, trabalhando em diferentes cidades. 

Trinta anos e mais de oitenta livros levaram ao convívio com várias centenas de personagens, em tantos cenários de aparência real ou puramente imaginária, que continuam existindo no papel e agora em versão eletrônica, criando elos com quem os descobre e às vezes lhes reserva um pequeno lugar em sua memória. 

Quem escreve quer ser lido. Ser reconhecido pelo leitor vale o esforço de uma vida. Os livros são um passaporte afetivo entre quem escreve e aqueles que o leem e decifram as intenções do escritor. 

Tantos escreveram antes de Lino e continuarão, obviamente, a escrever depois dele, cada um cativando seus leitores a seu modo. Segue a história, com seus inumeráveis capítulos irrompendo uns dos outros, envolvendo os que sentirão o mesmo prazer e compromisso com a literatura, esse perplexo fingimento sobre a vida que torna o mundo mil e uma vezes mais interessante. 

                                             Resultado de imagem para lino de albergaria 30,

domingo, 30 de agosto de 2015

Visita ao museu da PUC

Fomos ao museu da PUC no dia 25/08. Vimos varios tipos de fosseis de dinossauros, baleias entre outros. Ha tambem varios animais empalhados, como zebras, chimpanzes e dinossauros. Foram 3 andares de aprendizados, muitas curiosidades e beleza, pois nunca imaginei que tao perto de mim haveria lugar tao interessante!!!!!




    




















Comentario sobre o blog

Sou Vera, mae da Giovanna, e acho super gratificante observar o desenvolvimento e o interesse que a criacao do blog despertou nestas criancas.
A iniciativa da criacao do blog foi um estimulo a mais para que as criancas interajam, conhecam mais da vida de seus colegas e mais ainda uma forma de se conectar com a modernidade do mundo virtual.


O blog da Giovanna conta um pouco da sua vida, das suas preferencias e das suas expectativas para o sexto ano.


Parabens pela iniciativa Maria de Lourdes!!!!!
Abracos
Vera Moreira 



Biografia de Malala Yousafzai

Malala Yousafzai

Malala Yousafzai (1997) é uma jovem paquistanesa, militante dos direitos das meninas de ir à escola. Aos 17 anos, é a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz.
Malala Yousafzai nasceu no Vale do Swat, no norte do Paquistão, no dia 12 de julho de 1997. Filha de Ziauddin Yousafzai, professor e dono de escola incentivou o estudo da filha. Em 2008, o Talibã destruir 150 escolas para meninas no Paquistão. Malala ia para o colégio com o uniforme escondido dentro da mochila, para não ser atacada.
Malala começou a escrever um blog, em que contava os obstáculos para estudar e seguir seu sonho de ser médica. Em outubro de 2012, quando já dava entrevistas e aparecia na televisão defendendo o direito das meninas à educação, recebeu três tiros contra sua cabeça, no momento em que estava dentro do ônibus que a levaria para a escola.

Malala Yousafzai que estava com quinze anos, foi levada para a Inglaterra, onde se submeteu a tratamento. A jovem sobreviveu ao atentado e, aos 16 anos tornou-se porta voz de uma causa - o direito à educação. Vive exilada em Birmingham, junto com sua família.
No dia 12 de julho de 2013, quando comemorou 16 anos, discursou para uma plateia de representantes de mais de 100 países na Assembleia da ONU, em Nova Iorque. Em outubro, recebeu o Prêmio Sakharov, dado pelo Parlamento Europeu. No dia 10 de outubro de 2014, com 17 anos, Malala recebeu o Prêmio Nobel da Paz, tornando-se a mais jovem ganhadora da premiação.



A história de vida de Malala Yousafzai, a jovem paquistanesa que escapou de um ataque de talibãs, será publicado em setembro deste ano, em um acordo que valeu 2 milhões de libras (R$ 6 milhões), segundo o jornal britânico "The Guardian".
"Eu sou Malala" contará a história da adolescente paquistanesa que foi baleada na cabeça durante um ataque contra o ônibus escolar no qual ia para o colégio, em 9 de outubro de 2012, no Vale do Swat (noroeste do Paquistão). Os talibãs queriam puni-la por seu engajamento em favor do direito das jovens de frequentar a escola.
Atualmente, ela frequenta uma escola em Birmingham, no centro da Inglaterra, um mês e meio depois de ter sido submetida a uma cirurgia na cabeça.
"Espero que este livro atinja as pessoas em todo o mundo, de modo que elas percebam o quanto é difícil para algumas crianças ter acesso à educação", afirmou Yousafzai, em um comunicado.
"Quero que ele seja parte de uma campanha para dar a cada menino e menina o direito de ir à escola. Esse é um direito básico", acrescentou.
Em 2009, Yousafzai começou a escrever um blog, sob um pseudônimo, para a BBC urdu sobre o cotidiano no Vale do Swat – "Diário de uma estudante paquistanesa".
Sua identidade real tornou-se conhecida com um documentário produzido pelo "The New York Times" no mesmo ano. Malala ganhou prêmios e conseguiu das autoridades melhorias para as escolas da região. Em dezembro de 2011, recebeu do primeiro-ministro Yousaf Paza Gilano o Prêmio Nacional da Paz --rebatizado com seu nome--, assim como o colégio onde estuda. Na cerimônia, revelou o desejo de formar um partido político para defender a educação.
Em outubro do ano passado, homens armados entraram no ônibus escolar onde ela estava perguntando por Malala. Quando ela foi identificada, um homem armado atirou em sua cabeça e a bala atravessou seu pescoço, instalando-se em seu ombro.
Yousafzai foi levada para a Inglaterra, onde foi tratada no Queen Elizabeth Hospital, em Brimingham. No mês passado, ela fez uma operação para reconstruir o crânio e restaurar a audição.
Desde o atentado, Malala foi homenageada com prêmios e é a pessoa mais jovem a ser indicada para o Prêmio Nobel da Paz. Ban Ki-Moon, o secretário-geral da ONU, anunciou que irá celebrar o Dia de Malala em 10 de novembro.

Resultado de imagem para malala biografia

                                                       

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

TUDO SOBRE MEU E-MAIL

POR QUEM FOI CRIADO?


        Minha mae sempre achou que devo ficar atenta a todas as novidades do mundo virtual mas acompanhando de perto tudo o que estou conhecendo. Entao teve a ideia de criar um e-mail para mim principalmente para que eu comunicasse com mais frequencia com minhas amigas e primas que moram em outra cidade.
         Adorei a ideia porque assim converso com elas e fico sabendo das novidades logo!!!!


QUANDO?
       
         Acho que foi em 2013, no final do ano.


POR QUE?
   
          Para facilitar meu contato com minhas amigas e primas que moram longe de mim.


AONDE?


       Meu e-mail foi criado no Hotmail pois minha mae tambem tem e-mail no Hotmail porque e gratuito de facil acesso e rapido.


                                                                                      Giovanna Rott- 6º A




@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
                     @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
                                   @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
                                             @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
                                                         @@@@@@@@@@@@@@
                                                                     @@@@@@@@
                                                                               @@@
                                                                                   @      



Historia criada pelas alunas do 6º A


Nasceu numa tarde de Julho, na pequena cidade onde havia uma cadeia, uma igreja, e uma escola bem próximas umas das outras, e que se chamava Turmalinas. A cadeia era velha, descascada na parede dos fundos. Deus sabe como os presos de lá dentro,viviam e comiam. Mas exercia sobre nós uma fascinação inelutável (era o lugar onde se fabricavam gaiolas, vassouras, flores de papel e bonecos de pau). A igreja também era velha, porém não tinha o mesmo prestígio e a escola, de quatro ou cinco anos era o lugar menos estimado de todos.
...Foi ai que nasceram histórias sobre uma garota especial. Na história contava- se que ela nasceu em Nova York, mas foi para o Brasil quando nasceu.  Ela era bem diferente das outras garotas, imaginavam que ela tinha poderes, mas ninguém conseguiu a prova. Ela era muito tímida, morava em uma mansão, mas todos diziam que era assombrada, porque quando passavam lá ouviam barulhos e viam sombras, quando a casa estava estremamente vazia. Sempre ia à cadeia que era do lado de sua casa e sempre ficava visitando seu pai, por isso todas as pessoas que passavam lá na frente da mansão,  viam sobras enquanto ia na cadeia e voltava para sua casa.
Na escola nunca teve muitos amigos, ficava sempre isolada, conversando com o seu pai virtualmente.
Você já deve estar se perguntando, de quem cuida dessa garota. Bom, seu pai é um presidiário e sua mãe morreu quando ela nasceu. Ela morava com sua avó que já era bem velinha e caduca...
Mas em um dia quando estava a caminho da cadeia, para visitar o seu pai, a cela em que ele ficava estava  vazia. Ela entra para ver o que aconteceu e encontra um buraco (passagem) debaixo da cama do seu pai, e logo percebe que ele fugiu. Por sua curiosidade, ela entra pela passagem para ver aonde seu pai poderia estar.
Ele estava em um túnel que dava direto no porão da mansão. Ela vê seu pai tentando se esconder dos polícias e vai conversar com ele, e fica sabendo que ele foi preso por injusta causa (um dia no parque, estava passeando com sua filha, e de repente um homem passa correndo e rouba a sua carteira. Esse mesmo homem tenta roubar uma loja, ele escapou e deixou a carteira roubada cair, dai o policial chegou na mesma hora e o prendeu sem mais nem menos, e é aqui que eu estou até hoje, preso sem poder fazer nada).
Na mesma hora a filha foi a delegacia fazer uma denuncia anônima.
Falando que seu pai na verdade era inocente e o seu tio era o culpado de tudo pelo roubo da carteira acontecida há quatro anos e também  pelo rouba na loja ao lado.
Os policiais  foram até a casa da menina e arrombaram a porta, ao entrar encontraram o tio e a avó conversando sobre o ocorrido. Levaram o tio, a avó, o pai e a menina para a delegacia. Chegando lá eles foram direto para o juiz contando todo o caso.
O tio confessou tudo. O pai foi solto.
A avó condenada a pagar uma fiança.
A menina voltou a morar com o pai.
Vinte anos depois o tio foi solto e a avó terminou de pagar a fiança.
Eles prometeram viver em paz e...
 Autoras: Giovana Camilo, Giovana Maria, Anne e Daniela 
Professora: Maria de Lourdes 
Matéria: Língua Portuguesa 

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Biografia Lino de Albergaria


Isalino Silva de Albergaria, mais conhecido como Lino de Albergaria (Belo Horizonte24 de abril de 1950), é um escritortradutor e editor brasileiro. Escreveu romances para o público adulto e um livro teórico sobre literatura para jovens. A maior parte de seus livros é dirigida ao público infantil e juvenil, sobretudo aos pré-adolescentes. Vindo de uma família de juristas (o pai, Jason Soares Albergaria, foi um respeitado criminólogo e a mãe, Marietta Silva de Albergaria, era bacharel em Direito), preferiu se dedicar às letras e à editoração. Nos três anos em que viveu na França, estagiou em editoras parisienses (Éditions Lafayette e Bayard Presse) e na biblioteca infantil da cidade de Clamart. O convívio com os livros para jovens foi decisivo para se tornar editor na área, ao voltar ao Brasil, ofício exercido em São Paulo e no Rio de Janeiro. Ocasionalmente, passou a traduzir livros franceses para crianças, publicados pelas editoras Globo, FTD e Dimensão. Retornando a Belo Horizonte, foi editor de literatura nas Editoras Lê e Dimensão e retomou os estudos de literatura, concluindo mestrado e doutorado em literaturas de língua portuguesa na PUC-MG. Teve também, na mesma cidade, a experiência de professor universitário, tendo atuado no curso de graduação em Letras da PUC-MG e de pós-graduação em design do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Encerrou a carreira de editor, ao se tornar redator, com ênfase em pronunciamentos, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, continuando a carreira de escritor, à qual acrescentou uma outra prática, a adaptação de clássicos.

Oque voce sabe sobre a Islândia?



Composição da População: islandeses (99%) e outros (1%)

Localização: extremo norte da Europa

Cidades Principais: Reykjavik, Kópavogur, Hafnarfördur, Akureyri

Clima:
 subpolar (centro e norte) e temperado oceânico (Sul)

Densidade demográfica: 2,91 hab./kh2 (ano de 2014)


Idioma
: islandês (oficial)

 DADOS PRINCIPAIS:

Área: 103.000 km²

CapitalReykjavik

População: 319 mil habitantes (estimativa 2014)

Nome Oficial: República da Islândia

Nacionalidade: islandesa

Governo: República parlamentar


Resultado de imagem para islândia